Livros de graça

 


É um tema beeeeem falado, eu sei, mas acho que alguns não entendem algumas coisas. Então aqui estamos! ^^

Todos estamos cansados de saber que os livros são vendidos aqui no Brasil por um preço considerado alto pela maioria das pessoas, e que tem milhares de sites que disponibilizam os livros gratuitamente para download (não pode, viu?!!!). O ponto que quero abordar é se realmente sabem onde pesquisar bons preços.

Já comentei aqui sobre algumas ferramentas que podem ajudar a pesquisar preços baixos (Aqui). Elas são muuuuito úteis!!! Geralmente, consigo os melhores preços com elas e SEMPRE observo as diferenças de preços delas antes de comprar. Mas não são a única saída.

Daí você fala: 'Ah, mas mesmo assim o livro é muito caro'. Hoje, temos promoção de livros praticamente toda semana (ai meu bolso!!!), seja na Saraiva, Submarino, Americanas, Fnac, Cultura, Extra... podem conferir! Os livros saem a menos de R$ 10,00 cada, e muitas vezes com frete grátis. Se você pode gastar R$ 30,00 com unhas que vão acabar em uma semana, ou com sorvetes e chocolates, porque não pode usar esse dindins para comprar o livro que tanto quer?

Isso só para observar o lado do custo para você. Vamos olhar por outro lado?

Com o que você trabalha?
Se for com um comércio, o que acharia de dar sua mercadoria aos clientes? DAR? E se trabalha como professor, o que acha de dar aulas de graça? Tá... é servidor público, pode trabalhar 30 dias para ganhar por uns... 3?
Quem escreve o livro fica horas trabalhando na obra, passa dias (semanas, meses) pensando na história, nos personagens, criando esse mundo que vai fazer você descansar sua mente, que vai te fazer viajar por universos desconhecidos, que vai te ajudar com o português/inglês, que pode te ajudar a aprender algo novo. Além do trabalho para encontrar uma editora que confie em seu trabalho e publique sua obra. Você realmente acha justo que ele(a) tenha tooooodo esse esforço/carinho/dedicação de graça? Se ele (a) viver exclusivamente disso, como acha que vai pagar as contas? (Ah, nem coloquei os gastos da editora com a impressão e divulgação, coloquei?) Quando você acha que vai para a mão do autor? E você querendo isso de graça... folgado né? =P


Eu AMO livros, e quero ter uma biblioteca enooorme. Se você mora pertinho, pode me pedir emprestado que tenho uma satisfação imensa em compartilhar isso. Se não, pensa bem antes de fazer download tá? Roubar é feio, é pecado.

Você tem milhares de formas de acesso aos nossos queridos livros sem desvalorizar ou roubar os autores. Bibliotecas, promoções, livros que são disponibilizados gratuitamente (de forma legal), como na Amazon ou Saraiva, pode pedir emprestado a um amigo, ou criar vergonha na cara e deixar de comprar um sorvete nesse fim de semana para comprar um livro. =P

Sempre que encontro um preço legal, tento colocar no face do blog (quando dá tempo), mas vou fazer um post por semana com as promoções que encontrar ok?
Até lá, pesquisem e leiam bastante!!! Aproveitem esses mundos incríveis que são feitos com tanto carinho para nós! ^^

(Se você é um autor, por favor, compartilhe conosco seu ponto de vista e os problemas que encontrou com isso ok?)

11 comentários:

  1. Oi Cássia,
    Adorei seu post, estou pra fazer um assim no meu blog também.
    Olha, eu acho que tudo depende da condição da pessoa. Já estive em fases de não ter nenhum real mesmo e não ter livro algum pra ler. Daí eu baixava da internet e lia e não me sentia culpada por isso. Mas acho que o errado é a partir do momento em que temos condição de comprar. E principalmente, quando descobri o mundo das parcerias com editoras, há anos não faço compras grandes de livros, recebo tudo de graça. Então, eu acho que vai da consciência da pessoa, também é errado roubar músicas fazendo download, filmes e etc... É uma discussão polêmica, mas ressalto que, na minha opinião, vai da consciência de cada um. Eu me sinto mal por lesar um autor nacional deixando de comprar seu livro. Mas não me sinto mal baixando um filme que já rendeu milhões nas bilheterias. Tudo depende.

    Beijos ;*
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é justamente esse, a pessoa tem dinheiro para tudo, menos para os livros.

      Quando a gente não tem dindins, podemos pegar emprestado. E se a pessoa baixa, lê e compra depois, não vejo como algo tão cruel... o ruim é as pessoas quererem que os livros sejam de graça sendo que as outras coisas não são.

      Ah, o Netflix tá me ajudando com os filmes... a mensalidade é bem pequena e a qualidade é perfeita! (pena que não tenha tantos lançamentos).

      Obrigada pela visita e boa leitura!

      Excluir
  2. Oi! Gostei muito do seu post. É realmente um tema bem polêmico. Tenho visto que está dando muitos problemas esse negócio de fazer download de ebooks. É realmente uma injustiça ver o que acontece... Muitos autores são iniciantes e vendem pouco. Por quê? Muitas vezes é porque o pessoal tá pegando o ebook gratuito. Uma judiação!
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E na maioria das vezes a pessoa tem condições de comprar os livros, ou poderia pegar emprestado e em bibliotecas. Quando era pequena, li a série do Harry Potter completa pegando na biblioteca pública de Fortaleza, e li a saga crepúsculo pegando com uma amiga. Só depois de 'grande' pude comprar os livros. Povo sem paciência né?

      Obrigada pela visita e boa leitura!

      Excluir
  3. É difícil comprar todos os livros que se quer com os preços que eles tem, mas é melhor comprar do que baixar.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como eu falei, às vezes os sites lançam promoções maravilhosas e a gente pode comprar os livros por um preço beeeem pequeno. Tem livros que custam menos de R$ 5,00!

      Se soubermos pesquisar e esperar, podemos ter nossa biblioteca e valorizar o trabalho dos autores e editoras ao mesmo tempo.

      Obrigada pela visita e boa leitura!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Obrigada Vanessa!!!!

      Que todos tenhamos consciência e saibamos valorizar o trabalho de vocês!

      Obrigada pela visita e boa leitura!

      Excluir
  5. Muito, muito bacana seu post.
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Compartilhando agora! Adorei o post e vou seguir o Blog. ^_^

    escritormichaeljosh.blogspot.com.br

    ResponderExcluir