Livro 38 - Quem é você, Alasca?



Bom! Primeiro vou me apresentar.. Oi! Me chamo Vitória, tenho 16 anos, Fortaleza, pretendo ser Jornalista, sou ex vizinha da Cássia e, assim como ela, sou leitora (leitora compulsiva pra ser mais precisa), postarei resenhas de livros aqui no blog, não sei com que frequência mas pretendo escreve-las no mínimo duas vezes por mês... Mas voltando a resenha... 

A estória mostra o cotidiano de Miles Halter (vulgo Gordo), Miles é um menino com problemas de socialização e que coleciona ultimas palavras de famosos autores. Ele decide estudar em uma escola chamada Culver Creek à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez” (o que é? eu não sei, você não sabe).

Chegando lá, Miles conhece seu novo colega de quarto Chip Martin (vulgo Coronel), ele é mantido em Culver Creek por uma bolsa, e tem uma grande aversão aos “Guerreiros de Dia de Semana”, que é como chama os garotos riquinhos da escola. Chip é quem apelida Miles como Gordo (o que é uma ironia, pois o menino é extremamente magro).

Gordo conhece também Alasca Young, amiga de Coronel, uma menina rebelde, enigmática, bipolar, inteligente, charmosa e impulsiva. Alasca é incrivelmente inacreditável. Assim, logo de cara Miles obviamente se apaixona. Alasca se torna uma amiga bem próxima de Miles.

O livro, que foi o primeiro de John Green, é dividido em duas partes "dias antes" e "dias depois", com uma narrativa divertida e carregada de reflexões, frases de efeitos e filosofias, Green consegue prender o leitor a medida que vai passando as páginas, nos deixa intrigados para descobrir a estranha contagem de dias que se segue no título de cada capítulo. E a escrita é muito fluida, você ler muito facilmente. 

"Quem é você Alasca?" mostra a influência que uma vida tem sobre a outra, ele consegue captar os nossos sentimentos e transforma-los em palavras, o livro não só transmite emoções para o leitor, como também capta as nossas. Você consegue se conectar com o autor!

Angustiante e eletrizante com personagens coadjuvantes fantásticos, esse é um livro que realmente vale a pena ler.

 ° Lí esse livro em 2013, já reli duas vezes desde lá e só tenho uma coisa a dizer: esse é uns dos melhores livros que já lí até agora.

"Nada seria mais agradável do que renascer como alguém sem passado" 
(Halter, Miles)

Sinopse:

Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez.Tradução: Rodrigo Neves.




Editora: WMF MARTINS FONTES
ISBN: 9788578273422
ISBN13: 9788578273422
Edição: 1ª Edição - 2010
Número de Páginas: 240
Acabamento: BROCHURA
Formato: 14,00 x 21,00 cm.

14 comentários:

  1. Vitória, esse também é um dos meus livros favoritos!!! Ai, fico tão feliz que não sou a única a ter essa opinião! Eu quero muito reler, li ano passado também, mas acho que vou comprar ele em inglês para fazer a releitura! Adorei sua resenha :)

    Beijos
    Débora - Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!!! ^^
      Eu adoraria lê-lo em inglês porém não sou poliglota u.u

      Excluir
  2. Sou meio suspeita para falar porque sou super fã do tio John Green, mas, depois de A Culpa é das Estrelas, esse é o melhor livro do autor. Como vc falou é eletrizante, engraçado, triste, maravilhoso... tudo isso junto =D

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi! Este livro é sem duvida, bastante reflexivo... Conseguimos extrair dele várias questões para debate, gostei por isso. No entanto, a segunda parte me decepcionou um pouco... talvez pela forma que foi construído, acabei criando uma expectativa muito grande e me frustei com o desenvolvimento dessa parte da história ;( Mas concordo, vale a pena ler!
    Abç
    http://expressaomodaeliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! ^^
      Pelo desfecho da estória, ele é de fato muuuito frustrante, ao ponto de, se o leitor for ler com muita expectativa pode acabar decepcionado, o que seria um apena!

      Excluir
  4. Já li 3 livros desse autor: "A Culpa é das Estrelas", "O Teorema Katherine" e "Cidades de Papel". Os dois primeiros eu gostei muito, mas o último não curti. Mas acho que ele escreve bem e quero muito ler "Quem é você, Alasca?".
    Gostei muito do blog, parabéns!
    Beijos!

    http://musicaaolongeliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já li esse livro e realmente adorei. Vejo várias pessoas falarem que não gostam da Alasca pelo fato dela ser um pouco arrogante, mas por incrível que parece, esse foi o fato que me fez gostar mais dela haha
    Adorei seu jeito de escrever e se expressar; parabéns pela resenha!
    Beijos,
    coemundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! <3
      Alasca efetivamente é a melhor personagem que o Green já fez! Eu poderia usar uma enciclopédia inteira para definir ela. ^^

      Excluir
  6. Oiee =)
    essa capa é tão singela e bela!
    Aind anão conheço a escrita do autor, mas farei isso, e espero que quando eu leia esse livro venha me sentir como você se ser transportada e captada para o livro.
    Beliscões da Máh ♥
    Blog |Instagram |Twitter


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      São duas edições diferentes, essa foi a segunda capa de publicação no brasil, eu pessoalmente gosto mais dessa, (apesar de ficar com as suas digitais marcadas nela muito facilmente, devido a cor preta chapada) adoro a margarida desenhada na capa, acho uma arte bem simples porém muito linda!
      Espero que goste!
      Ps: não aconselho lê-lo com grandes expectativas!

      Excluir
  7. Olá, como vai?
    Não gosto de John Green >< Já li dois livros e detestei... pra mim, a escrita dele não é tão boa, sabe.
    (Ah, eu tbm sou de Fortaleza *--* e meu noivo cursa Jornalismo hihi)

    http://incriativos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!.. :)
      Eu pessoalmente gosto da escrita dele, porém não acho o John Green o melhor escritor, vejo as pessoas tratando ele como um deus da literatura, ele não é ruim, ele é apenas normal, acho ele meio repetitivo. Já é de praxe o personagem dos livros dele serem nerds e genéricos, acho que ele consegue fazer personagens secundário mais interessantes que os principais e isso é uma falha. Dos Jonh eu só lí "Quem é você Alasca?", "Cidades de Papel" e "A Culpa é das Estrelas" e sinceramente me decepcionei com Cidades de Papel, e A Culpa é das Estrelas achei um tanto fraco, eu acho que ele n é um mal escritor, só acho que talvez os livros dele sejam meio repetitivos. Porém de fato, "Quem é você Alasca?" é um livo que vale a pena ler, porém não aconselho ler com muito entusiamos pois acho que irá estragar a leitura! ^^

      Excluir
  8. Esse livro é tão legal!! Quer dizer, não achei uma coisa perfeita, mas gostei do ritmo e dos temas tratados. Green pra mim é mais marketing que talento - espero não ser gritado - mas esse livro é realmente muito bom.

    Beijos,
    Juan Silva - http://asasliterarias.com/

    ResponderExcluir
  9. Oieee!
    Ainda não li esse livro... Mas confesso que ele será um dos que irei ler! Já li a culpa é das estrelas e quero muito ler a cidade de papel tmbm
    beijos
    Ariana Silva
    http://ariabooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir