Livro 46 - O preço de uma lição



Nunca vi um livro começar e terminar tão confuso!
Começamos com um protagonista que não tem nome, estranhei logo de cara os autores usarem tanto 'O garoto', 'A garota', 'O amigo do garoto', 'O cachorro da vizinha do cunhado do tio da namorada do garoto'... pois é, eles não se importaram em pensar em nomes para os personagens, ou acharam que seria divertido dar um nó na mente de quem está lendo. ("Se vire, faça seu mapa de personagens para tentar entender quem é quem"... afff!!!!)


Comecei a ler na última viagem a trabalho, em Brasília, mas me arrependi amargamente de não ter levado outro no lugar desse. (claro que levei outros... mas esse foi só um peso na mala).  Desisti de ler logo no começo, nos primeiros capítulos. Daí voltei a ler agora porque achei que a história poderia melhorar.

O garoto-sem-nome se mostra um perfeito idiota, ele pisa e esnoba todas as garotas com quem tem um relacionamento, até conhecer uma menina que fica super depressiva com o tratamento dele. Então ele resolve deixar de ser otário por um momento. Depois, as meninas (todas com vários nomes e a gente nunca sabe de onde uma surgiu e para onde ela foi na página seguinte) mostram ser um chiclete e grudam no garoto-sem-nome até ele ficar de saco cheio e tentar sumir, mas elas sempre acham um jeito de aparecer novamente. Se essa é a visão que os carinhas tem das meninas, lamento, nem todas tem paciência pra isso.  ¬¬'


Ah, em seguida chega a parte em que o garoto-sem-nome conhece a Juliana, que é a menina do 'não sei-sei lá'. Sério, eu estava para arremessar o livro pelo muro de tanto diálogo fraco e sem fundamento. Que pessoa, em sua sã consciência fica horas no telefone ouvindo a mesma resposta pra tudo??? 'Não sei'... 'Sei lá'... afffff!



Mas o protagonista se apaixona por essa menina, e se joga de um prédio se ela pedir. Ele se transforma em outra pessoa, passa a ser o grude que as meninas eram com ele e acha que a Juliana é a pessoa mais incrível do mundo, porque ela é linda. Que legal!!! ¬¬' Vamos incentivar a mente das pessoas que acham que beleza é tudo!!!! Garotas, vocês não precisam mais pensar ok? Basta responder 'Não sei' ou 'Sei lá' sempre que o namorado de vocês perguntar algo!

Bom saber!!!
Aí, quando penso que a história vai terminar mais ou menos, já que o protagonista consegue um emprego legal em outro estado, os autores jogam ele nos pés da Juliana de novo e os personagens sem fundamento aparecem e somem do nada... again. Triste.

Se tem algo de bom no livro? Tem sim... a editora trabalhou bem nas páginas, gostei da diagramação, gostei do desenho no começo de cada capítulo, gostei da contra-capa, mas não curti a capa, a lombada ficou legal. Na história, gostei da ideia inicial em colocar um quadro de amigos de infância que começaram com uma cumplicidade admirável para quem tinha acabado de se conhecer melhor, os autores poderiam ter aprofundado mais isso e não ter colocado tantas 'Marcelas' sem história.
Ainda não consegui o primeiro capítulo do livro, o site da editora não está querendo abrir... depois atualizo e coloco ok?

Sinopse:

Os meninos são, sim, capazes de amar.
”Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram.”
Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções.
O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que – ao contrário do que dizem algumas garotas – os meninos são, sim, capazes de amar.
Quais as transformações que o amor pode provocar na gente? O que ele ensina? Qual o seu preço? Acompanhe a jornada de um jovem, transformado pelo amor, à procura dessas respostas.

Características detalhadas

I.S.B.N.: 9788563219664
Autores: Federico Devito e Gutti Mendonça
Editora: Novo Conceito (Selo: Jovem)
Altura: 23 cm.
Largura: 16 cm.
Profundidade: 2,1 cm.
Acabamento : Brochura
Edição : 1 / 2011
Idioma : Português
Número de Paginas : 320

3 comentários:

  1. Oi, Flor, tudo bom?
    Nossa, jura mesmo que o autor decidiu fazer algo tão radical assim? Eu odiaria começa a ler um livro e ficar confusa, não gosto disso, porque ai, durante a história tiramos certas conclusões, e conforme a leitura continue, você tira outras conclusões e no fim, não sabe mais o que pensar, te admiro por continuar a leitura. Bom se o garoto gostou de uma pessoa que só diz três palavras, então parabéns, não sei o que se passou na cabeça de alguém para publicar um livro assim. Coragem de autor e editora, as vezes acho que as editoras gostam de publicar só as histórias ruins e deixar as boas escondidas, com os autores chorando para publicar.
    Eu mesma fiquei com raiva só de ler sua resenha e o livro não parece ter nexo nenhum, como você disse, um peso na mala, bolsa, prateleira e o pior, é que bate a raiva depois por ter gastado dinheiro no livro.
    Vou colocar ele na minha lista de livros que não devo nem passar perto!

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que a editora publicou por acreditar que seria um sucesso, parece que um dos autores é colunista em uma revista e tem vários fãs... algo assim. Mas gosto é algo tão peculiar que muita gente pode amar o estilo do livro. ~.~'

      Lê o primeiro capítulo dele antes de tirar uma conclusão ok?

      Abraços e obrigada pela visita!

      Excluir
  2. CAARRAAA!!! OBRIGADA POR ISSO!!!Eu li esse livro há muito tempo e detestei demais, era tudo muito bobo e sem conteúdo, mas minhas amigas achavam lindo só porque era do menino do Vida de Garoto.
    Ótima resenha!
    Beijos

    http://itsfangirltime.blogspot.com.br

    ResponderExcluir