Trocando livros pelo Skoob



Oiooooi!
Hoje vim compartilhar minha experiência com as trocas do Skoob.
Para quem não conhece, o Skoob é uma rede social para leitores, funciona como uma estante virtual onde a gente consegue organizar os livros que possuímos, que desejamos, que estamos lendo ou já lemos, além de permitir participação em sorteios de cortesias e de possuir um sistema de troca de livros entre os leitores.


Apesar de ter ativado o Plus há vários anos, só recentemente comecei a usar o sistema para trocas. No começo a gente fica com receio de desapegar dos livros que compramos, mas eu estava com vários que não gostei e que não tenho mais interesse em ler. Como há vários outros livros que quero, e cada pessoa tem um gosto literário diferente, a troca é uma ótima alternativa para esvaziar um pouco a estante dos livros que estão só ocupando espaço para receber outros bem mais interessantes.

Para começar, você precisa ativar seu perfil para Plus. Fiz um passo-a-passo com as telas para facilitar:





























Primeiro passo concluído!
Ao entrar no seu perfil, vai aparecer o botão do Plus ao lado do seu nome, e uma aba adicional do Plus. Quando você entra neste campo pela primeira vez o site pede para que atualize seus dados e endereço de entrega para onde serão enviados os livros que você pedir.
Agora que você é um usuário Plus, precisa disponibilizar livros para troca. Para isso, entre na página do livro e marque a opção de troca:


É importante editar o livro para troca para especificar como está o seu livro. É nesse campo que você pode colocar a foto do seu exemplar, e descrever se ele está como novo ou se tem alguma marca de uso. Lembrando que a honestidade nessa hora é fundamental para sua reputação e que isso interfere nas trocas futuras. Se um usuário coloca na descrição que seu livro está novo e a pessoa recebe um livro amassado ou riscado, poderá registrar o ponto negativo e os outros usuários dificilmente vão optar por uma troca com esta pessoa.


Para solicitar um livro pelo Plus, você precisa enviar um exemplar para alguém primeiro. Assim que a pessoa receber o primeiro livro enviado por você, será disponibilizado o crédito para que consiga solicitar livros também. No Plus, os livros só podem ser ofertados por 1 ou 2 créditos, que são definidos quando você edita seu exemplar para troca.
Depois que a gente disponibiliza nossos livros, alguém faz a solicitação e nós recebemos um alerta no campo 'Recebidas', basta confirmar clicando em 'Aceitar' e fazer o envio do livro para o endereço informado. Os correios possuem uma forma de envio a custo reduzido, você precisa pedir ao atendente que envie como Impresso normal com Registro Módico. (um pacote pesando até 2kg não custa mais que 10,00 e o Registro módico custa 2,90). Depois coloque o código de rastreio no Skoob Plus para que a pessoa acompanhe a entrega.


Quando a pessoa receber o livro, o crédito será liberado para que você possa utilizar.
Você pode procurar os livros pelo campo de busca do Plus (não é a busca do skoob, essa do Plus fica ao lado do menu do Plus), ou pode clicar em 'Desejados' que o sistema exibe os livros que estão em sua lista de desejados e que possuem ao menos um exemplar disponível para solicitação.




É sempre bom conferir como estão os exemplares de quem vai te enviar o livro antes de confirmar a requisição, para não ser surpreendido com algo muito detonado.
Outra coisa legal, mas não tão fundamental (pois para quem está iniciando, não consta reputação ainda), é ver a reputação da pessoa, pois dá pra filtrar justamente aqueles que enviaram livros fora do que tinham descrito ou algo do tipo, afinal, a gente pagou pelo ponto indiretamente já que compramos o livro que foi enviado e que gerou aquele crédito, não queremos perder este crédito com alguém que já tem um histórico ruim de trocas.
Quando receber o livro que pediu, registre a informação no Plus e avalie a pessoa que te enviou. 

Agora é movimentar esses livros por aí e receber novos livros!!!
Conte como foram suas experiências, você já conhecia esse sistema de troca? Já fez alguma?

Nenhum comentário:

Postar um comentário