Faculdade X Concurso público



Em que fase da vida você está?

A maioria das pessoas crescem com os mesmos projetos: Escola - Faculdade - Carreira. Mas e se invertêssemos uma parte considerável desta rotina?

Queria muito ter a mentalidade que tenho hoje na época em que fiz vestibular, ou alguém que me orientasse nisso. Há 10 anos atrás era mais fácil passar em um concurso, e beeeem mais complicado entrar em uma universidade pública. Estudei toda a minha vida em escolas públicas, então tinha que concorrer com os alunos das melhores escolas particulares e garantir minha vaga, uma vez que meus amados pais não dispunham de verba para custear uma faculdade particular e as bolsas de estudos eram exclusivas para os 'chegados' dos diretores dessas faculdades (pode ser que alguém tenha conseguido, mas lá em Fortaleza eu não conhecia outro meio).

Se você ainda não fez nenhum dos dois, ou se não conseguiu passar ainda, reflita bem... você pode fazer um concurso de nível médio para ganhar seus R$ 2.000,00 a R$ 4.000,00 por mês e depois cursar a faculdade, com seus estudos pagos pela instituição!

Você pode tentar entrar na faculdade todo ano, mas não é todo ano que temos bons concursos. E eles exigem um preparo maior, o conteúdo não é fácil e não é o mesmo que aprendemos na escola.

Depois de conseguir os dois, vejo que seria muito mais fácil concluir a faculdade se tivesse a renda de hoje para custear os livros, as apresentações, o material... poderia ter aproveitado mais das aulas, sem a pressão para conseguir um bom emprego no setor privado, onde muitas vezes seu desempenho depende exclusivamente do quanto você bajula seu chefe, ou de quantos milhões de cursos você fez. No concurso, é você e você. Tudo depende do quanto você estudou e de como manterá a cabeça fria no dia da prova.

Hoje, pretendo cursar a pós graduação, e se possível, conseguir o reembolso pelo órgão em que trabalho. Se for na área (direito previdenciário), creio que será mais fácil... mas talvez consiga algo ligado à Administração também. ^^

Pensem bem, o tempo é precioso demais e vocês estão trilhando um caminho a longo prazo.

4 comentários:

  1. Que interessante seu texto e ponto de vista, me identifiquei com algumas coisas... Estou fazendo faculdade e pretendo fazer concurso, mas realmente, hoje é muito mais difícil...
    Você é de Fortaleza, Ceará? Sou do Ceará *~* Moro perto de Fortaleza.
    Adorei seu blog, seguindo!
    Bjss!!

    http://loucurasedevaneiosbyliza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morava em Fortaleza, passei 13 anos aí... ^^

      Se vc gosta da estabilidade, investe nos concursos mesmo, valem o esforço!

      Obrigada pelo carinho, espero que continue gostando do meu cantinho...

      Excluir
  2. Meu pai falava a mesma coisa pra mim, que eu deveria passar num concurso e depois fazer faculdade. Não acreditei nele e hoje faço uma segunda graduação e não tenho emprego. Penso que o inverso teria funcionado melhor, mas na época fazer o que eu gostava era mais importante que passar num concurso qualquer pra ganhar dinheiro. Agora to dando a vida pra conseguir ganhar esse dinheiro.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não é a questão de passar em qualquer um, porque você vai trabalhar com isso todos os dias, então se não for algo que goste (ao menos um pouco) será uma tortura...

      Excluir