Resenhas de livros X Opinião pessoal


Oioooi!

Com tantos blogs e IGs literários, eu tinha desenvolvido o costume de ler resenhas para conhecer novos livros, mas de uns tempos para cá confesso que tem sido meio complicado confiar em algumas resenhas e opiniões em virtude de todo o marketing relacionado às parcerias que algumas destas páginas possuem com editoras e autores.

Não me entendam mal, ainda há leitores que continuam expressando sua real opinião sobre os livros resenhados, e não estou falando daqueles que expressam sua verdadeira opinião e esta é divergente da minha. O que me deixa frustrada é ver tantas resenhas com um monte de elogios, sorrisos e corações, falando que determinado livro é o máximo, quando na verdade a pessoa odiou a leitura e não coloca esta opinião para não prejudicar a imagem da editora ou do autor com quem tem parceria. 

Sei que a cobrança em cima dos blogueiros é enorme, para iniciar ou manter uma parceria a pessoa precisa se desdobrar em mil. Mas todos deveriam respeitar um pouco mais os leitores, pois nós investimos na aquisição de livros e é graças a este investimento que parte do mercado literário continua firme até hoje.

Se for para ter uma noção geral do livro, lemos a sinopse que vem no mesmo (e que consta no site das editoras). Mas, ao menos para mim, quando entro em uma página ou quando sigo algum IG é para ler a opinião de quem já leu e tem um gosto similar ao meu. Nem todos os livros que adquiro são graças a estas resenhas, muitos me chamam a atenção na própria livraria pela capa ou sinopse, mas conheci e me interessei por diversos livros excelentes graças aos blogs e IGs literários. Da mesma forma que pensei melhor antes de comprar determinado livro depois de ler comentários mostrando que teria muita apelação sexual ou outras coisas que não me agradam tanto. Isso nunca fica explícito nas sinopses. Sem contar que é tão legal ver que tem outras pessoas que curtem o mesmo livro que a gente... mas já me decepcionei com muitas leituras ruins, por ter acreditado em resenhas enfeitadas demais para enganar os leitores a fim de manter ou conquistar parcerias (estou com uma pilha de livros para doar por causa disso).

Continuo seguindo vários perfis, por serem realistas e respeitarem quem os acompanha. E, me perdoem os autores/editoras, mas não vou fingir amores por seu livro se não gostar... gosto é gosto, cada um tem o seu e precisa respeitar o do outro. Eu amo vários livros que muita gente odeia, e odeio vários livros que a maioria ama, isso é normal e ainda bem que é assim, tem espaço pra todo mundo e ninguém perde! Mas não abusem do nosso dinheiro, não tentem nos vender lixo apenas para lucrar, não elogiem um livro apenas para manter uma parceria, cuidem da qualidade do que estão escrevendo e publicando, parem de embromar apenas para deixar a série maior já que ela está fazendo sucesso, ao invés disso, criem algo novo! Fico tão feliz quando conheço mundos e personagens novos, sentindo o carinho do autor por esta criação!!!

Tenho um Kindle, e mesmo assim compro livros físicos, por continuar amando as páginas e por saber que os autores, editoras e livrarias precisam deste mercado para existirem. E tem uma infinidade de leitores como eu, que investem parte do seu tão suado dinheiro por amor à leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário